A sua estrutura inovadora agrega ferramentas e metodologias que permitem conduzir o processo de publicação de um artigo sem complicações ou ferramentas adicionais.
O DocLab é uma plataforma de gestão de artigos científicos que
gere todo o ciclo de vida de um artigo, desde a submissão à publicação
Oferece uma gestão dos artigos eficaz e focalizada aos editores e maior eficiência na gestão de tempo aos revisores otimizando todo o processo inerente à publicação.
A existência de perfis distintos com acessos diferenciados garante total confidencialidade dos revisores e autores, assegurando a imparcialidade das publicações.
Perfis
A estrutura do DocLab oferece a criação de quatro tipos de perfis de utilização. O tipo de perfil determina as ações às quais o utilizador tem acesso, como por exemplo, a possibilidade de submeter uma revisão, visualizar um artigo ou comunicar com determinados intervenientes no decurso do processo de revisão.
Autor
O perfil de tipo Autor corresponde ao utilizador que submete um artigo para revisão. O Autor tem acesso aos artigos que submeteu e as informações subjacentes a cada um. Este pode consultar o artigo, os pareceres enviados pelos revisores e as mensagens que enviou ao Editor. O dashboard engloba todo o histórico do percurso do Autor, com a compilação de artigos submetidos, artigos publicados, alterações e rascunhos, entre outros.
Editor
O Editor acompanha o processo de revisão e publicação de todos os artigos submetidos.
Este acompanhamento é feito através de um dashboard desenvolvido para oferecer uma visão simplificada, organizada e visualmente apelativa do estado dos artigos. O topo do dashboard está organizado em blocos coloridos que permitem distinguir facilmente quais os artigos que necessitam de algum tipo de ação por parte do Editor, como por exemplo, artigos novos, artigos que ainda não têm revisores convidados ou os artigos que já receberam feedback por parte dos revisores.
Editor associado
O Editor Associado é um perfil atribuído apenas pelo editor através do envio de um convite. Aceitando o convite, o Editor Associado assume o papel de editor para o artigo específico para o qual foi convidado.
O Editor Associado tem apenas acesso às informações sobre o artigo para o qual foi convidado a gerir. Contudo, nos artigos em que é Editor Associado tem acesso a toda a informação e ferramentas disponíveis, tal como o Editor.
Revisor
O Revisor é o utilizador convidado pelo Editor para realizar uma revisão ao artigo submetido. Este perfil tem acesso aos artigos que está a rever no momento e às secções Resumo, Artigo, Revisões e Mensagens.
O processo de submissão de revisão foi concebido para oferecer a máxima comodidade e facilidade ao Revisor. A leitura do artigo pode ser feita na própria plataforma ou noutra ferramenta de edição de texto através do download do artigo.
Ciclo de vida de um artigo
Após parecer positivo por parte de revisores e editor, o artigo é publicado através da plataforma, ficando disponível para consulta no arquivo digital do website ou outra publicação do respetivo ramo científico (ex. Pubmed). O artigo publicado passa a integrar o conjunto de artigos que poderão ser adjudicados pelo editor a uma publicação periodica. A construção da publicação é também feita no DocLab, maximizando o conjunto de tarefas que podem ser realizadas na plataforma para total proveito do editor.
Características diferenciadoras
Dashboard
O dashboard do utilizador apresenta um sumário de gestão dos artigos e oferece uma visão simplificada e abrangente do ponto de situação do trabalho em curso.
O dashboard do Editor é ainda complementado com blocos coloridos com um acesso rápido aos artigos que mais necessitam de atenção. Esta secção foi desenvolvida com um design simples e intuitivo e destina-se a otimizar o acesso aos artigos que estão dependentes de algum tipo de ação por parte do Editor.
Modos de visualização de artigos
Os artigos podem ser visualizados em blocos ou lista, adaptando-se à preferência do Editor. A utilização de um esquema de cores associado a cada estado do artigo é mais um elemento-chave na visualização de informação pensada especialmente para melhorar a experiência de utilização da plataforma.
Notificações
O processo de submissão e revisão de artigos é acompanhado por um conjunto de notificações para manter os intervenientes informados nas diferentes fases. As notificações incluem lembretes regulares de convites de revisão, lembretes para submissão de revisões, notificação de artigo rejeitado, aprovado ou publicado, entre outros.
Publicações
A plataforma contempla a possibilidade de publicação automática de artigos para as publicações da especialidade. Como exemplo na área da medicina temos a presença no portal PubMed. A informação relativa ao artigo é compilada de acordo com as normas da PubMed e enviada, sendo apenas necessário confirmar o envio.
Sugestão de revisores
Na submissão de um artigo, é pedido ao Autor que insira três sugestões de Revisores. Esta opção dá a oportunidade ao Autor de apontar especificamente investigadores da área que acreditem ter o melhor perfil para avaliar o seu trabalho.
Projecto em destaque
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia utiliza o DocLab como ferramenta de gestão no trabalho de investigação conduzido pelos profissionais de saúde da área e apresentado na publicação científica Acta Reumatológica Portuguesa. A plataforma DocLab otimizou processos, clarificou a visualização de informação e inovou no potencial dos serviços oferecidos.